Reflexão

"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção".

Paulo Freire

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

PETIÇÃO - NÃO AO DESMONTES DOS CEEJA'S

 

⚠️ 🔺Urgente!!! Governo estadual está reduzindo o horário, o currículo e o módulo de professores/as, vice-diretores/as e agentes de organização escolar do CEEJA‼️ #CurtaComenteCompartilhe
Desmonte dos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJAs)
A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino historicamente sucateada no Brasil e é triste ver que com o passar do tempo essa realidade não muda.
O governo Dória, junto ao secretário estadual da educação Rossieli Soares, e sua política de constante sucateamento da educação pública e desvalorização dos/das professores/as lançou na madrugada da última quinta-feira a Resolução SEDUC nº 119 que vai realizar um grande desmonte dos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA's), fechando turnos, demitindo trabalhadores da educação: Professores/as, Agentes de Organização Escolar e Vice-Diretor/a, excluindo disciplinas e esvaziando o caráter crítico-reflexivo e transformador do currículo da EJA.
O que é muito grave é, que com esta publicação, estudantes que já haviam sido excluídos da sua formação uma vez, são punidos/as novamente com a implantação do chamado "não comparecimento" a esses/as estudantes que, por algum motivo - de saúde, financeiro, social, etc -, não puderam comparecer à escola "em até 30 dias", especialmente neste momento em que as consequências deste período pandêmico agravam a possibilidade da continuidade de estudo. Vale ressaltar que uma das características principais dos CEEJA's é a presença flexível, duramente desconsiderada com essa Resolução, a qual portanto, descaracteriza a flexibilidade de ida à escola ao principal público da EJA que são jovens trabalhadores, mulheres, negros/as e pessoas adultas desempregadas.
Portanto, a mais prejudicada, além de estudantes da modalidade, é a classe trabalhadora, já que os CEEJA's - a partir da sua organização e acolhimento -, oportuniza a essas pessoas a reconquista de um direito que lhes foi negado. A resolução publicada configura uma traição a essas pessoas, condenando-as a terem negado mais uma vez, por meio de um currículo enfraquecido, a chance de estudarem adequadamente. Isso só é possível mantendo a diversidade de atividades que sejam capazes de levar ao desenvolvimento de suas capacidades humanas, levando a aprendizagens que oportunizam o desenvolvimento da sua formação humana. Com a limitação que a resolução impõe a um limite de estudos, haverá prejuízo incalculável da formação de pessoas já excluídos/as econômica, social e culturalmente. Assim, o oferecimento de uma EJA de qualidade e com pensamento crítico não é um favor, é um direito, e por isso qualquer ataque deve ser combatido para que se siga transformando a existências dessas pessoas e a melhoria da própria sociedade.
Ademais, ignorar a atual situação de desigualdades sociais, fome, pobreza, além de excluir a comunidade escolar do debate, que não escutada, muito menos atendida em suas reinvindicações pela melhoria dos CEEJAs, sendo prejudicada. Vale ressaltar que o quadro de professores e agentes de organização escolar estão defasados há tempos e, em vez de ampliar o módulo da modalidade, a resolução reduz drasticamente, implantando um verdadeiro caos nas 39 unidades dos CEEJAs, impactando negativamente na Educação de Jovens e Adultos de todo o Estado de São Paulo
Por isso, é urgente pedirmos a revogação imediata da Resolução SEDUC 119, de 2021 e a aprovação do Projeto de Lei nº 83 de 2021 publicado no último sábado no Diário Oficial.
Autor: João Ras possui Doutorado em Educação pela UNESP de Marília-SP, Mestrado em Literatura pela UNESP de Assis-SP. É Vice-Líder do Grupo de Pesquisa LEEPES - Laboratório de Estudo e Pesquisa "Educação e Sociologia", Presidente do Conselho Municipal de Educação, Idealizador do Sarau do Saci e Educador do CEEJA de Marília desde 2004.
Arte/Imagem: por Daniela Lira - pesquisadora do LEEPES, mestranda pela UNESP, educadora do Emancipa EJA e ativista da Educação de Jovens e Adultos.
🔺 Você pode ajudar assinando a petição dos professores/as de todas as unidades dos CEEJAs clicando aqui: https://chng.it/mdZSNDk4

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